Pular para o conteúdo

Santos enfrenta o Cerro Porteño após demissão de Adilson

28/02/2011

Depois do fiasco da estréia contra o Deportivo Táchira, o Peixe joga novamente pela Copa Libertadores na próxima quarta-feira, na Vila Belmiro. O adversário da vez é o Cerro Porteño, do Paraguai, e a novidade é que o Santos não terá o comando técnico de Adilson Batista.

O técnico santista foi demitido após o péssimo retrospecto do time nas últimas partidas. Nos últimos seis jogos, o Peixe empatou quatro vezes, perdeu o clássico contra o Corinthians e ganhou do Noroeste. Veja o retrospecto:

>)))º> Santos 1×1 São Bernardo – 10ª rodada – Campeonato Paulista
>)))º> Corinthians 3×1 Santos – 9ª rodada – Campeonato Paulista
>)))º> D. Táchira 0×0 Santos – 1ª rodada – Fase de grupos – Copa Libertadores da América
>)))º>Santos 2×0 Noroeste – 8ª rodada – Campeonato Paulista
>)))º> Santo André 1×1 Santos – 7ª rodada – Campeonato Paulista
>)))º> Ponte Preta 2×2 Santos – 6ª rodada – Campeonato Paulista

Com Adilson no comando, o Santos perdeu apenas uma partida. Entretanto, a coleção de empates em péssimas atuações deixa o torcedor desconfiado. Não é possível conquistar a América jogando essa bolinha.

Os principais erros de Adilson nos últimos jogos podem claramente ser apontados:

Em primeiro lugar, o treinador não tem escalado bem o time. Jogadores que tem feito gols e desequilibrado partidas andam esquentando o banco de reservas, enquanto outros que nada fizeram são titulares.

Como explicar Robson vestindo a sagrada camisa 10 em um time que tem Alan Patrick e Felipe Anderson? Por que é que Maikon Leite (6 gols) e Zé Eduardo (4 gols), são preteridos por Diogo, que até agora nada fez com a camisa do Peixe?

Outro motivo da saída do técnico é a falta de ousadia nas modificações durante uma partida. Na última, contra o São Bernardo, o Santos tinha domínio das ações e o adversário pouco oferecia de perigo. Adilson poderia muito bem retirar um dos volantes e promover a entrada de um terceiro atacante. No entanto, o técnico resolveu fazer a velha troca do “seis por meia dúzia” – tirava um lateral pra colocar outro; tirava um atacante pra colocar outro. O time precisando de uma mudança tática e as substituições não surtiam efeito. A impressão é a de que Adilson tem em sua essência um medo de perder maior do que a vontade de ganhar.

O terceiro motivo que aponto aqui para a saída de Adilson Batista é a impressão de que o time está mal treinado. A defesa é desorganizada e os jogadores parecem não saber suas funções. Perdidos, os homens do sistema defensivo não sabem se dão o bote ou ficam na cobertura. No meio de campo, falta movimentação para facilitar a aproximação entre volantes, meias e atacantes. Os laterais se lançam simultaneamente ao ataque, deixando uma avenida aberta para o contra-ataque adversário. Estes defeitos apontados aqui são erros corrigidos facilmente em treino de posicionamento. São lições básicas do futebol moderno.

Alguns dirão que a decisão de demitir Adilson foi precipitada, já que não é bom o cenário de técnicos disponíveis no mercado atual. Meu pensamento é o de que a diretoria acertou. Não podemos deixar escapar uma Libertadores para dar chances a um treinador que mostra, a cada jogo, que seu trabalho não está rendendo o que dele era esperado.

ADVERSÁRIO DA LIBERTADORES

O Cerro Porteño fez uma bela estréia na Libertadores, ao golear o Colo-Colo do Chile pelo placar de 5×2.

Para a disputa da temporada 2011, o time paraguaio manteve a base do ano passado e trouxe alguns reforços, como o lateral Formica, o volante Fabbro e o atacante Lucero. Este último pode não jogar a partida disputada na Vila Belmiro por uma desavença com o técnico Blas Cristaldo, que tem colocado o atacante fora de sua posição. (Fonte: Última Hora)

O técnico Marcelo Martelotte, que ocupa interinamente o comando técnico do Peixe, terá de se preocupar com o meia Luis Cáceres, 22 anos, homem de criação do Cerro, além do atacante argentino Roberto Nanni, goleador habilidoso. O jovem atacante Iturbe, no banco de reservas, pode entrar no segundo tempo e aplicar uma correria pra cima de nossos zagueiros.

PRA CIMA DELES, SANTOS !

Anúncios
One Comment leave one →
  1. 28/02/2011 12:21

    Ainda bem que a diretoria do peixe pensa!!! resta saber quem vai assumir!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s