Pular para o conteúdo

Carta a Paulo Henrique Ganso

27/08/2010

Caro Ganso.

Confesso que gritei alto um “puta que me pariu” quando li, na internet, sobre seu afastamento da equipe devido à lesão sofrida em seu joelho esquerdo. Minhas palavras pouco educadas foram proferidas como um lamento, uma grande tristeza que senti em saber que só poderemos contar com seu toque de genialidade em fevereiro do ano que virá.

Minha tristeza talvez seja a de milhões de brasileiros, Santistas ou não, que estão enfeitiçados com seu estilo elegante de jogar futebol. Não é todo dia que se encontra um craque que, com pouco mais de 20 anos, consegue mover-se pelo gramado como um veterano. Raríssimas são as oportunidades de encontrar, em um jogador de futebol, a inteligência na medida certa.

Quando a bola chega aos seus pés parece saber, com absoluta certeza, que a ela será dado um tratamento personalizado. Ao pegar a redonda, nunca a conduz para além do necessário – Com suas largas passadas, mantém a esfera protegida dos adversários que projetam seus pontapés violentos, conduzindo-a com maestria para soltá-la, mais redonda do que nunca, ofertando-a para um companheiro. Um passe de Ganso não é apenas um passe – é uma dádiva, uma oferenda onde a bola se torna o presente tão esperado por quem a recebe.

Nunca me canso de lembrar que você, Paulo Henrique, é quem muitas vezes me fez chorar como criança. Seja com a precisão e a potência com que chuta a gol ou mesmo em um lançamento longo com a classe e a elegância que passam a falsa sensação de como é fácil jogar futebol. Chorei demais na final do Paulista, quando disse com veemência que não sairia de campo, pois aquele era seu jogo. O Pacaembu tinha um dono naquela noite e seu nome era Paulo Henrique Ganso.

Entre os poucos craques que vi jogar, sempre tive eterna admiração por aqueles que decidiam uma partida em uma jogada que parecia impossível de ser executada. Como aquele seu toque de calcanhar na final do Paulista – bastou tocar na bola uma única vez para desguarnecer todo um sistema defensivo e destrambelhar a cabeça de uma fileira de quatro defensores. Em um jogo como o futebol, cheio de amarras e impregnado de táticas, seu toque de genialidade resolve, subitamente, o andamento de uma partida.

É fabuloso vê-lo em campo. Bastam dois ou três bons tratos na pelota para que possa exibir o talento daqueles que jogam pra cima dos adversários. Mesmo caçado por marcadores, sendo implacavelmente acossado, consegues inventar uma solução – penso estar vendo um show de mágica, mas nunca encontro sua cartola.

Toda uma nação apaixonada pela sua arte espera, ansiosamente, pela sua recuperação. Aproveite este período, repouse bastante. Terá, em sua volta, uma grande responsabilidade – o Santista sonha com uma terceira estrela estampada no peito. Entretanto, não perca seu tempo pensando nisso. Use-o para que possa voltar aos gramados e fazer o que mais sabe – distribuir sorrisos àqueles que amam o bom futebol.

#ForçaGanso

Tem Twitter??? Segue aí – @tiagobuckowsky

Anúncios
10 Comentários leave one →
  1. 28/08/2010 6:54

    Meu PARABENS amei o que vc escreveu
    mandou benzao!!!!
    Torcendo muito para que ele se recupere e volte logo a nos encantar!!

    Valeu Laurinha ! O Ganso Merece ! Abração !

  2. JOEL BENEDITO RAMOS permalink
    30/08/2010 11:03

    PHGANSO ESTOU, OU MELHOR, ESTAMOS, TODOS NÓS QUE GOSTAMOS DE SEU ESTILO MUITO PRÓPRIO DE JOGAR BOLA, TORCENDO POR SEU RETORNO AOS CAMPOS, SEJA COM A CAMISA DO NOSSO GLORIOSO SANTOS OU NOSSA QUERIDA SELEÇÃO BRASILEIRA, NOSSAS ORAÇÕES, NOSSA ENERGIA POSITIVA…DEUS TE ABENÇOE HOJE E SEMPRE, ABRAÇOS DO JOEL DE LORENA…

  3. CARLA SANTOS permalink
    30/08/2010 15:00

    Até chorei com o q vc escreveu……………muitooooooooooooooo lindoooooooooooo!!!!!!!!!!!

    O GANSO VAI SE RECUPERAR RÁPIDO E VOLTAR A ENCANTAR O MUNDO!!!!!!!!!!2011 a AMÉRICA É NOSSA!!!!!!!!!!!!

    Tiago>> Obrigado Carla. Que o Ganso volte em 2011 com o mesmo futebol inteligente e com muita fome de bola. Vamos botar uma terceira estrela nesse uniforme. Abraços !

  4. Filipe Azulay permalink
    31/08/2010 2:00

    Gênio que é Gênio nunca perde a Genialidade. Ganso é um desses!

  5. Rafael de oliveira anselmo permalink
    25/06/2011 14:34

    Ganso vc é muito bom nao vai embora do santos vc é uma das veias do coracao do santos se vc for embora o coracao do santos vai fcar muito fraco.

  6. 08/10/2011 12:30

    oi meunomee alessandra eu teu umaamiga queo nome dela e erica nois vamos para sao paulo so pra ver oneymar eo paulo henrrique ganso mais falado nirso eu quero falaque eu paulo henrrique ganso eu quelia que vc tevesi no meu anivesarinho de 16 anos ro que a minha mae nao tevi com desal de fase so isso…

  7. 08/10/2011 12:39

    oi paulo herrique ganso eu quero fala que eu quelinha q vc tevise no meu anivesalinho pro que eu so quero vc como meu jogado prefelido nao como otra coiza muita sote para vc…
    nois joruuuu

  8. amanda da silva rodriques permalink
    08/10/2011 12:54

    Sempre desprezei as coisas mornas, as coisas que não provocam ódio nem paixão, as coisas definidas como mais ou menos, um filme mais ou menos ,um livro mais ou menos.
    Tudo perda de tempo.
    Viver tem que ser perturbador, é preciso que nossos anjos e demônios sejam despertados, e com eles sua raiva, seu orgulho, seu asco, sua adoraçao ou seu desprezo.
    O que não faz você mover um músculo, o que não faz você estremecer, suar, desatinar, não merece fazer parte da sua biografia.
    nosso vesor que lindo

  9. amanda da silva rodriques permalink
    08/10/2011 12:58

    amanda e paulo henrique ganso ei amon

    Ó minha amada
    Que olhos os teus
    São cais noturnos
    Cheios de adeus
    São docas mansas
    Trilhando luzes
    Que brilham longe
    Longe dos breus…
    Ó minha amada
    Que olhos os teus
    Quanto mistério
    Nos olhos teus
    Quantos saveiros
    Quantos navios
    Quantos naufrágios
    Nos olhos teus…
    Ó minha

  10. amanda da silva rodriques permalink
    08/10/2011 12:59

    Amor é quando a paixão não tem outro compromisso marcado;
    Ansiedade é quando sempre faltam muitos minutos para o que quer que seja” te amo muito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s